UFSCar abre pós em Análise do Comportamento Autista. Inscrições vão até 02/2014

Autismo Lahmiei UfscarEspecialização é aberta a interessados em trabalhar com o diagnóstico, intervenção  e tratamento das pessoas autistas, independente da área de graduação.

Quem já precisou do suporte de um profissional especializado nos transtornos do espectro autista no Brasil sabe a dificuldade dessa busca.

Não que autismo seja um transtorno raro. Ao contrário, cada vez mais crianças apresentam características desse transtorno do desenvolvimento que tem raízes genéticas e ambientais. Dados do CDC (Centro de Controle de Doenças, em tradução livre) apontam a existência de uma criança autista para cada 88 nascimentos nos EUA, país onde a pesquisa e o tratamento do autismo possuem uma rede bastante consolidada.

No Brasil, apesar da alta demanda, as pesquisas do transtorno e a rede de tratamento ainda são iniciativas isoladas. Na perspectiva de mudança dessa realidade, o Laboratório de Aprendizagem Humana Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu “Análise do Comportamento (ABA) Aplicada ao Autismo”, a ser realizado a partir de março de 2014, com duração de 21 meses.

O LAHMIEI foi o grupo responsável por realizar, em 2012, a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Avanços na Pesquisa e no Tratamento do Comportamento Autista (ESPCA Autism) que trouxe para o Brasil os principais pesquisadores em autismo do mundo, muitos dos quais passaram a ser colaboradores dos trabalhos do laboratório.

É também o grupo que está liderando um periódico internacional sobre o tema, International Journal of Behavior Analysis Applied to Autism (IJOBAS), e capitaneando a criação de um instituto público e gratuito de intervenção e pesquisas sobre o transtorno do espectro autista dentro do campus da UFSCar, com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2015.

A estrutura base já está construída e o grupo iniciou uma campanha para financiamento do término das obras.

A especialização em análise do comportamento está aberta a qualquer pessoa que deseja se dedicar à área, independente da área da graduação.

“O curso envolve aulas teóricas e práticas. Vai desde a caracterização dos indivíduos ao tratamento de comportamentos auto-lesivos e repetitivos”, explica Celso Goyos, pesquisador, professor e coordenador do LAHMIEI.

O diploma da pós é reconhecido pelo MEC e as aulas são presenciais, aos sábados, a cada quinze dias. Inscrições até 10 de fevereiro de 2014 no site www.lahmiei.ufscar.br.

Dúvidas sobre o curso ou informações sobre como contribuir com o Instituto pelo e-mail autismoufscar@gmail.com ou pelo telefone  (16) 3351-8498. Twitter @LahmieiUfscar.

Curta a página do Lahmiei no Facebook  www.facebook.com/lahmiei.ufscar

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s